A palavra "autismo" foi criada por Eugene Bleuler, em 1911, para descrever um sintoma da esquizofrenia, que definiu como sendo uma "fuga da realidade".
O autismo infantil é um síndrome comportamental com início nos primeiros anos de vida, caracterizado pela
presença de um desenvolvimento acentuadamente anormal ou deficitário da interacção e comunicação social e um
repertório acentuadamente restritivo de actividades e interesses.
No início de 2008 surge suporte legal, através do Ministério da Educação, com o Decreto-Lei Nº. 3/2008, de 7 de Janeiro, publicado em D.R., 1ª Série, Nº.4, que “define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, particular e cooperativo.
A meu ver da Legislação à prática vai um longo caminho ainda não superado. A falta de meios, recursos físicos e humanos de que a maioria das escolas ainda dão conta, bem como a falta de preparação e ineficácia do Serviço Nacional de Saúde, favorecem a corrida às escolas e clínicas privadas somente ao alcance de algumas famílias mais favorecidas economicamente.
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