quarta-feira, 5 de maio de 2010

Todos Diferentes, Todos Iguais

Após a visualização deste vídeo a meu ver, é fundamental conhecer a diversidade de sentimentos e emoções que são sentidas pelas crianças.Considero que Educação Especial tem por objectivos a Inclusão Educativa e Social, o acesso ao sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, bem como a promoção da igualdade de oportunidades e a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida pós -escolar ou profissional.
Como futuro Professor do Ensino Especial, penso que as minhas funções são mais latas do que as de um professor do ensino regular.

Antes de mais, devo tomar conhecimento de todo o processo educacional da criança, a fim de poder dirigir o meu campo de acção para determinadas actividades (áreas curriculares especiais). Isto implica uma observação cuidadosa de cada um dos alunos e, em função dos resultados obtidos, fazer a respectiva intervenção da acção de educativa. Na maioria dos casos, não acompanham o currículo normal, precisando de se fazer adaptações, utilizar outros instrumentos e meios compensatórios face às dificuldades/incapacidades detectadas, suportando-se na diferenciação pedagógica.

Sem comentários:

Enviar um comentário